O marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais comum nas estratégias digitais de empresas grandes e pequenas, ajudando a atingir inúmeros objetivos, que vão desde a captação de novos clientes, até a novas formas de percepção das marcas por esses consumidores.
Se você ainda tem um pouco de receio de incluir o marketing de conteúdo nas estratégias do seu negócio, veja alguns dos benefícios reais que ele pode trazer para a realidade da sua empresa. Confira!
1. Aumento da confiança
Se você trabalha na área de vendas ou se é empresário há bastante tempo deve saber o quanto a confiança é fundamental para que os consumidores fechem negócio com você e voltem a fazê-lo outras vezes.
Com o avanço da internet, contudo, o perfil do consumidor mudou e hoje é natural para muitas pessoas fazerem pesquisas sobre suas dúvidas e também sobre as empresas antes de se decidirem por essa ou aquela marca.
Por isso, se você tem uma marca forte digitalmente – e que oferece conteúdo de alto valor informativo, as chances de esses consumidores confiarem mais na sua marca aumenta, pois você passa a ser reconhecido como uma autoridade dentro do seu setor.
2. Clientes prontos para fecharem negócio
Não seria incrível se as suas equipes de vendas pudessem dedicar seu tempo apenas a realizarem vendas? Quem é da área sabe que muitas vezes o vendedor acaba com um acúmulo de funções, sendo responsável por atrair e até educar a clientela.
Com o marketing de conteúdo esse trabalho inicial de atração e de preparo do consumidor é feito totalmente pela equipe de marketing, que transfere para as equipes de vendas apenas os leads qualificados – e, portanto prontos para comprarem de você.
Isso otimiza o tempo dos vendedores e foca a sua equipe para fazer o que eles sabem melhor que é vender.
Além disso, por todo esse contato que esse consumidor já teve previamente com a sua marca, através de conteúdos focados e orientados dentro de uma jornada, ele já está muito mais informado sobre o seu negócio, o ramo em que você atua e o valor que o seu produto ou serviço possui.
3. Redução do custo de aquisição de novos clientes
Para conseguir transformar um possível cliente em cliente existe uma série de custos envolvidos, não é mesmo? Mas com o marketing de conteúdo é possível enxugar esses valores.
Além de ser mais barata que as estratégias tradicionais, o marketing de conteúdo ainda possui uma outra vantagem que afeta diretamente o retorno sobre o investimento (ROI): o poder de metrificação.
Isso significa que, enquanto uma estratégia está rodando, é possível acompanhar como ela está se comportando e, caso os retornos não estejam adequados, é possível modificar o curso de ação em tempo, diminuindo as perdas e otimizando o valor do seu investimento.
Além disso, com uma única peça de conteúdo, você poderá, por exemplo, nutrir ou atrair vários leads, reduzindo os esforços e os valores. Sem contar que é muito mais econômico produzir conteúdo para a rede do que investir em anúncios nos meios tradicionais.
4. Melhora o relacionamento com seus públicos de interesse
O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação entre a sua empresa e os públicos que interessam a ela. Muito mais do que apenas fechar vendas, você conseguirá transmitir os valores do seu negócio e ouvir o que os seus clientes têm a dizer sobre você.
Essa comunicação mais assertiva traz inúmeros benefícios, como um maior reconhecimento dos clientes sobre o seu negócio, aumento da margem de lucro dos seus produtos ou serviços, maior taxa de fidelização e até maior possibilidade de inovação.
Quando a sua empresa compartilha conteúdo de valor e informativo, você passa a imagem de que o seu negócio se importa com as pessoas, e não de que é apenas uma empresa focada nos lucros – e isso muda totalmente a percepção dos seus clientes sobre a sua marca.
Você também poderá usar os canais de interação para medir a satisfação dos seus consumidores e também usar algumas ideias deles para melhorar seus processos e produtos, inovando e se destacando.
5. Aumento da taxa de fidelização
Clientes fiéis significam gastos menores com aquisição de novos clientes e a certeza de uma quantidade X de vendas para a manutenção do caixa do seu negócio.
Além disso, clientes fiéis ainda costumam indicar a sua empresa para outras pessoas, aumentando o poder de penetração da sua marca e permite que você venda seus produtos ou serviços com preço superior ao da concorrência – já que não é ele o fator decisivo para que essas pessoas comprem de você.
Mas como conseguir fidelizar essas pessoas? Demonstrando que a sua empresa se importa com elas, oferecendo conteúdo informativo e ajudando a sua clientela a obter conhecimentos e a resolver seus problemas.
Tudo isso, claro, são premissas básicas do marketing de conteúdo. Com uma boa estratégia é possível ter, não apenas clientes, mas verdadeiros fãs do seu negócio, que irão disseminar seus conteúdos, indicar a sua marca e até defendê-la.
6. Aumenta a visibilidade da marca
A internet hoje é uma rede de tamanho inimaginável e conseguir se destacar nesse meio não é uma das tarefas mais simples. Apenas ter um site e um perfil nas redes sociais não garante nem acessos, nem engajamento – itens importantes para qualquer negócio.
Mas, contando com o marketing de conteúdo como aliado você pode reverter essa situação. Isso porque ele é uma das principais ferramentas do SEO, um conjunto de técnicas que permite posicionar o seu site de forma mais atrativa nos mecanismos de busca.
Isso significa que quando seus possíveis clientes digitarem no Google, por exemplo, palavras-chaves que tenham relação com o seu negócio, o seu site aparecerá como sugestão – fazendo com que mais pessoas conheçam a sua empresa.
Já está convencido de que o marketing de conteúdo pode ser um aliado importante para o seu negócio? Venha conversar com um dos nossos consultores e encontre a estratégia certa para os seus objetivos.