O WordPress é uma das plataformas mais usadas atualmente para o desenvolvimento de sites de todos os tipos e em todas as partes do mundo. Porém, muitas pessoas nem imaginam que também existe como realizar o desenvolvimento de loja virtual em WordPress.
São muitos os sistemas de gerenciamento que podem ajudar a montar uma loja virtual no WordPress, porém o plug-in mais popular é o WooCommerce.
Se você quer descobrir como ele funciona, quais as vantagens e de que forma pode auxiliar no desempenho do seu e-commerce, continue lendo este artigo completo!
Por que investir no desenvolvimento de loja virtual em WordPress?
Se você ainda não usa o WordPress para a sua loja virtual, está na hora de rever esse conceito, não é mesmo? O WordPress é o gerenciador de conteúdo (CMS) mais usado no mundo na criação de sites e e-commerces.
Lançado em 2003, ele se configura como um sistema de código aberto que permite o gerenciamento de sites e blogs de forma simples e rápida. O seu intuito é, justamente, permitir que qualquer pessoa, independentemente dos seus conhecimentos técnicos, consiga publicar um site e administrá-lo.
- é uma solução de código aberto, portanto você não terá que pagar nenhum tipo de mensalidade;
- a comunidade do WordPress é bem grande e espalhada por todo o mundo, o que significa que diversos desenvolvedores trabalham de forma gratuita para aperfeiçoar cada dia mais a plataforma, com inovações importantes;
- os plug-ins do WordPress se adaptam às diferentes necessidades das lojas virtuais, favorecendo a navegabilidade e funcionalidade sem exigir conhecimentos técnicos de programação;
- existe uma grande variedade de temas para lojas virtuais e ainda há a possibilidade de construir o seu próprio, tornando o design do seu e-commerce mais atraente e interessante;
- as informações dos clientes e da sua loja virtual estarão seguras, afinal os códigos do WordPress são continuamente atualizados garantindo o que há de mais moderno em relação à segurança da informação.
O que é o WooCommerce e como ele funciona?
Já está convencido a investir no desenvolvimento de loja virtual em WordPress? Pois saiba que uma das soluções mais buscadas nesse sentido é o WooCommerce. Ele é um plugin disponibilizado pela plataforma WordPress que permite a criação de lojas virtuais de forma simples e intuitiva.
Hoje, estima-se que o WooCommerce esteja presente em mais de 28% das lojas virtuais de todo o mundo, inclusive as de grandes marcas varejistas.
A ideia surgiu em 2011, originalmente criada pelos programadores James Koster e Mike Jolley. Rapidamente, ela se tornou um sucesso e, em 2015, foi adquirida pelo WordPress. Hoje ela é auditada pela Sucuri – líder mundial na indústria de segurança da informação.
Como a integração do WooCommerce e do WordPress é excelente, você poderá, facilmente, desenvolver a sua loja virtual atrelada a um site institucional ou blog da sua empresa.
Algumas características importantes do WooCommerce são:
- é uma plataforma de código aberto;
- permite incorporar produtos, check-outs, avaliações e reviews dos itens comercializados;
- não existe limites em relação à inclusão de produtos, imagens e galerias;
- possui integração com os principais meios de pagamento do mercado;
- é possível personalizar o idioma, a moeda e as unidades de medida;
- SEO amigável;
- oferece gerenciamento de pedidos e inventários.
Quais as funcionalidades disponíveis no WooCommerce?
São muitas as funcionalidades oferecidas pelo WooCommerce – que o colocam como uma das principais ferramentas na criação e desenvolvimento de lojas virtuais atualmente. Vamos ver em detalhes as principais.
Gerenciamento de produtos
O WooCommerce permite que você, facilmente, adicione novos produtos, edite categorias ou produtos, insira características específicas, edite as descrições e imagens, duplique, destaque ou exclua os produtos da sua loja.
Outra grande vantagem é que não existe limites para a inserção de produtos. Ou seja, você pode cadastrar quantos itens desejar, tornando o seu negócio cada vez mais completo.
Gerenciamento de pedidos
Com o WooCommerce é bem fácil gerenciar todos os seus pedidos. Sempre que o pagamento de um item for confirmado, automaticamente ele irá gerar uma nova ordem de serviço – e cada uma delas pode ser consultada na aba “pedidos”.
Um destaque bem bacana é a organização das informações. Isso porque cada venda recebe uma ID única, o que torna mais simples realizar a busca no sistema, além do conciliamento financeiro e do gerenciamento do estoque.
Cada ID traz informações importantes como: nome e e-mail do cliente, telefone, método de pagamento, endereço, entre outros.
Controle do processo de check-out
A plataforma permite que você habilite ou desabilite o check-out. Assim, é possível vender para diversos países. Você ainda poderá montar urls específicas de cada página, o que favorece na hora de administrar as ações particulares no processo de check-out.
Relatórios
A gestão de um negócio é um ponto importantíssimo para o seu sucesso. Por isso, o WooCommerce disponibiliza a função relatórios, com dados e informações precisas sobre sua loja virtual. Você poderá acessar estatísticas das suas vendas brutas, líquidas, número de itens vendidos, média de transações por dia e horário, entre muitas outras.
Essas informações podem ser acessadas de vários períodos como relacionadas aos últimos 7 dias, ao mês anterior, ao atual etc.
Além disso, existem várias ferramentas de emissão de notas fiscais que são compatíveis com o WooCommerce, permitindo que a sua gestão fique mais apurada e também automatizando diversas funções.
Envios e remessas
Uma funcionalidade extremamente importante para quem trabalha com o comércio de produtos físicos. A ferramenta permite escolher a zona para onde será realizado o envio e a inclusão automática de fretes e taxas. Você poderá definir tarifas específicas para cada região.
Assim, é possível fazer o envio de forma tradicional, pelos Correios, ou ainda usar remessas internacionais com a extensão FedEx.
Design
Quem possui uma loja virtual sabe o quanto a experiência do cliente é importante. Por isso, cuidar do design e do mapa do site é algo fundamental. A grande vantagem é que, ao usar o WooCommerce, você não precisará criar o seu layout do zero.
Isso porque a plataforma conta com diversos temas gratuitos e pagos que podem ser instalados de maneira muito simples. Todos os layouts para WooCommerce são responsivos (funcionam tranquilamente em dispositivos móveis) e editáveis.
Ou seja, você pode usar um layout pronto como base e deixá-lo com a “cara” da sua marca, usando o logotipo da sua empresa, cabeçalho com cores diferentes, entre outras ideias.
Domínio
Ao contrário de algumas plataformas gratuitas de criação de lojas virtuais, o WooCommerce permite que você use o domínio personalizado do seu e-commerce.
Isso é indispensável nas estratégias de marketing e, claro, para passar mais autoridade a sua marca e confiança aos seus clientes.
Magento ou WooCommerce: qual o mais recomendado?
Além do WooCommerce, uma ferramenta bastante procurada na criação e desenvolvimento de lojas virtuais é o Magento. Ele também é um sistema de código aberto, porém utiliza uma linguagem PHP para manutenção e atualização. Ou seja, para usar o Magento de forma adequada, você precisará de um conhecimento prévio em programação.
Outro ponto importante que deve ser diferenciado é que o WooCommerce é um plugin integrado com o WordPress, porém capaz de oferecer recursos e ferramentas próprias. Assim, é muito fácil você montar a sua loja virtual junto de um blog ou site institucional.
Já o Magento é uma plataforma mais completa e focada integralmente no ramo de lojas virtuais. Essa é uma solução mais robusta com ferramentas de publicação de produtos, recebimento, gerenciamento de pedidos etc.
Magento
Como você viu, o Magento é uma plataforma exclusiva para o desenvolvimento de lojas virtuais e que utiliza a linguagem PHP, necessitando de conhecimentos em programação para realizar alterações e incluir funções.
Apesar disso, a plataforma oferece integração completa com diversos sistemas como ERP, gateways de pagamentos, CRM, ferramentas de e-mail marketing, entre outros.
A principal vantagem do Magento é a sua arquitetura modular que permite a inclusão pelos usuários de novas funções, tornando-a mais fácil de usar para os visitantes e mais funcional para quem a administra.
É importante salientar, contudo, que o Magento exige um bom provedor de hospedagem, pois trabalha com várias requisições de banco de dados. Assim, caso o servidor “não dê conta”, a sua loja virtual poderá não funcionar muito bem.
Vantagens
- Permite uma alta customização.
- Pode ser usado por pequenas e grandes empresas.
- O design pode ser alterado com o uso de templates.
Desvantagens
- Exige um ótimo provedor de hospedagem.
- Trabalha com linguagem PHP e exige conhecimentos de programação.
- Alguns recursos tornam a plataforma mais complexa de ser utilizada.
WooCommerce
Por outro lado, o WooCommerce, como dissemos, é um plug-in do WordPreess (e não uma ferramenta de desenvolvimento de lojas virtuais). Assim, ele oferece algumas vantagens, em especial para as pequenas e médias lojas, como a interface mais leve e a facilidade de operação.
Ao usar esse plug-in, o seu e-commerce será criado diretamente pelo WordPress. O WooCommerce também conta com algumas ferramentas modulares, o que permite incluir no site elementos como gateways de pagamentos, carrinhos de compras, gerenciamento de estoques etc.
Outra vantagem é que o WooCommerce é integrado ao Schema, ajudando nas questões de SEO.
Vantagens
- Não necessita de um sistema de hospedagem complexo (pois roda em WordPress).
- Não exige grandes conhecimentos em programação, porque é fácil de operar e bastante intuitivo.
- Gratuito para baixar.
- Fácil de usar.
Desvantagens
- Para alguns casos, a base de dados do plug-in pode ser insuficiente.
Ou seja, não existe uma indicação clara que funcione para todos os casos. Dependendo das características da sua loja virtual e das suas demandas, pode ser mais interessante optar pelo WooCommece ou pelo Magento – e isso só um bom profissional de TI poderá lhe ajudar a definir.
Como vender pelo WooCommerce?
Uma das grandes vantagens do WooCommerce é que ele pode ser integrado aos principais meios de pagamentos do mercado. De maneira padrão, você poderá integrar a sua loja a até 5 opções. Mas, com as extensões disponíveis, é possível adicionar outras formas de pagamento manualmente.
Algumas das mais usadas são:
- PagSeguro: permite vendas por boleto bancário, cartões de crédito com parcelamentos em até 12 vezes, cartões de débito e depósito em conta. A grande vantagem é que não existe o pagamento de mensalidade;
- Moip: oferece 3 tipos de contas que variam de acordo com os prazos de recebimento. Permite que seus clientes paguem usando cartões de crédito e débito, façam compras à vista ou parceladas, usem boletos bancários, débito online ou transferências entre contas Moip e por aplicativo;
- PayPal: é reconhecido em todo o mundo e também chamado de “carteira virtual”. Aceita pagamentos via cartões de crédito (à vista e parcelado), cartões de débito e débito em conta (exclusivo para bancos parceiros). Trabalha com taxas diferenciadas e porcentagens fixas a cada transação;
- Iugu: extensão que permite realizar vendas com boleto bancário e cartões de crédito com parcelamentos em até 12 vezes. Porém, não pode ser usado por pessoa física, apenas jurídica, e não está disponível para MEI;
- Boleto Simples: a integração permite que seus clientes efetuem os pagamentos via boleto bancário, um dos métodos mais acessíveis no país. Os documentos são emitidos automaticamente e o valor é creditado na conta bancária do vendedor após a compensação com o banco.
Além dessas, existem inúmeras outras opções de gateways de pagamento disponibilizadas pelo WooCommerce.
Outras extensões que estão disponíveis são: contabilidade, serviços com foco no cliente, marketing, produto, gerenciamento do e-commerce, relatórios, métodos de envio, widgets etc.
Conclusão
Como você viu, investir no desenvolvimento de uma loja virtual em WordPress é algo que está se tornando cada vez mais comum. E nesse sentido o uso do plug-in WooCommerce é um dos mais buscados.
São muitas as facilidades que esse plug-in oferece, como: código aberto, facilidade de uso, diversidade de layouts, recursos próprios importantes para o gerenciamento do e-commerce, gateways de pagamentos, entre outros.
Não é a toa que o WooCommerce tem sido usado até mesmo por grandes lojas virtuais, como é o caso da marca de tênis New Balance (com versões de e-commerces para mais de 20 países) e da Harley Davidson (que conta com uma loja virtual de roupas exclusivas da marca de moto mais famosa do mundo).
Além do WooCommerce existem outras ferramentas de desenvolvimento de lojas virtuais, como é o caso do Magento. Porém, geralmente, essas opções são mais complexas e robustas, exigindo conhecimentos de programação e sistemas de hospedagem mais completos.
Definir qual é a melhor opção para a sua loja virtual é algo que depende muito dos produtos que você comercializa, giro de estoque, entregas e demandas. Por isso, o mais recomendado é sempre contar com ajuda especializada, que poderá lhe orientar em todas as demandas, inclusive personalizando o layout e cuidando das suas estratégias de SEO e marketing digital.
Você já conhecia o desenvolvimento de loja virtual em WordPress? Ficou interessado no WooCommerce? Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo a tornar o seu e-commerce um sucesso de vendas!