O poder do Google é inegável na nossa sociedade. Para se ter uma ideia, a cada segundo mais de 2 milhões de buscas são realizadas em todo o mundo. Por mês, esse número sobe para 100 bilhões e por ano para 2 trilhões de pesquisas. Impressionante, não é mesmo?
Porém, o mais impressionante é que, apesar de o Google ser uma vitrine mundial para todos os tipos de negócios, muitas empresas ainda não estão aproveitando todo o potencial dessa ferramenta.
Se você pode estar em uma plataforma na qual grande parte dos seus clientes está, deixando a sua marca e os seus produtos e serviços em evidência, por que não usá-la? Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra como o Google pode lhe ajudar a vender mais!
Os anúncios do Google
Se você tem um site novo ou está precisando dar um “up” em alguma promoção ou evento que está realizando, os anúncios do Google são ótimas ferramentas, capazes de atrair um público certeiro e rápido, melhorando o seu tráfego e aumentando as suas vendas.
Quando realizamos uma pesquisa no Google, somos apresentados a dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Os anúncios são aquelas indicações que aparecem na barra lateral e na parte superior da tela, sempre de forma a mostrar para o usuário que aqueles resultados são provenientes de anúncios.
Apesar disso, o Adwords, como são chamados os anúncios, é uma forma eficiente de conseguir atingir o seu público-alvo no momento certo, relacionando o conteúdo a ser ofertado com as palavras-chaves que as pessoas estão buscando.
Por exemplo, se você é dono de uma rede de hotelaria, mas notou que um dos seus hotéis em Brasília está com baixa adesão, fazer um anúncio pode ajudar. Assim, quando um internauta pesquisar por “hotéis em Brasília”, o seu anúncio será mostrado, aumentando as chances de ele optar pela sua acomodação.
Hoje, o Google permite realizar vários tipos de anúncios, inclusive com extensões específicas para quem acessa a plataforma via mobile. Isso significa incluir um botão de “ligar agora” ou até mesmo solicitando as direções para que o usuário consiga chegar até o seu estabelecimento.
Além de anunciar na rede de pesquisa padrão, o Google ainda oferece outras possibilidades, chamadas de rede de display, que compõem os demais sites da marca, como o Google Shopping, o Gmail, o Youtube, o Blogger e outros milhões de sites parceiros, que juntos alcançam mais de 80% de todos os usuários da internet em várias categorias.
E o melhor é que esse tipo de anúncio ainda permite o uso de um template diferente dos da rede de pesquisa, com interações gráficas e banners bem mais atrativos para o público-alvo, aumentando as chances dos cliques.
Todos os anúncios do Google podem ser extremamente segmentados, fazendo com que o seu investimento seja direcionado exatamente para quem lhe interessa. Ou seja, com um valor inicial menor é possível ter mais retorno.
A importância do tráfego orgânico
Apesar de os anúncios do Google ser formas excelentes de conseguir mais tráfego e conhecimento da sua marca, em longo prazo essa não é uma das melhores estratégias, pois dependerá sempre de uma quantia de dinheiro fixa mensal.
Outra maneira de conseguir atrair mais pessoas para o seu site é promovendo o tráfego orgânico, ou seja, aquelas pessoas que clicam nos resultados das pesquisas que não são anúncios.
Mas, como você viu, a primeira página do Google é algo que todos desejam – e justamente por isso ela é extremamente concorrida. Para chegar lá, você precisará trabalhar alguns passos, como melhorar o SEO do seu site, oferecer conteúdos interessantes, atrativos, únicos e que estejam relacionados às palavras-chaves para o seu negócio e, claro, ter um site responsivo.
Com as boas práticas de SEO e a autoridade do seu domínio (conquistada pelo tempo de existência, pelos conteúdos e pelos links internos e externos), você começará a “subir” de posição e logo estará entre os primeiros classificados nas pesquisas.
Isso significa mais pessoas potencialmente interessadas no seu nicho de atuação encontrando a sua empresa.
Mas, para conseguir fechar as vendas, você precisa ir além e saber como transformar o visitante em comprador, oferecendo um site bem estruturado e fácil de ser usado, captando o contato dessas pessoas e começando a manter um diálogo com esses possíveis compradores.
Atente-se às palavras-chaves
Já deu para perceber que tanto para o Adwords, como para o tráfego orgânico, as palavras-chaves são essenciais, não é mesmo? Justamente por isso, independente da sua estratégia é fundamental que você as defina corretamente.
São elas que irão filtrar o tipo de pessoa que você deseja atrair para o seu negócio e direcionar o seu site aos mais interessados no seu ramo de negócio.
Você poderá trabalhar tanto com palavras-chaves simples, como as mais longas e específicas. Note que existe diferença entre buscar “televisor” e “comprar televisor de LCD 42 polegadas”. Certamente, o usuário que fez a última pesquisa já está mais propenso à compra e por isso tanto os anúncios, como os conteúdos devem ser focados nessa necessidade.
Quais as vantagens que o Google pode oferecer para o meu negócio?
Depois de toda essa explicação, você ainda está em dúvidas se o Google é realmente interessante para o seu negócio?
Para entender a importância e a relevância desse mecanismo de busca, além dos números que citamos no início deste conteúdo, é fundamental que você se atente para a mudança da mentalidade e do comportamento do consumidor.
Se antes os consumidores não tinham muitas informações sobre as empresas e os produtos, hoje a realidade é completamente diferente. Principalmente quando existe um investimento alto, ou quando o usuário pretende comprar um bem ou serviço importante para ele, é costume realizar buscas na internet para comparar marcas, produtos e também saber a opinião de outras pessoas.
Tudo está na rede. É através do Google que descobrimos novos estabelecimentos comerciais próximos de nós, que encontramos os telefones dos locais que precisamos, que pesquisamos os preços sobre os produtos, que encontramos recomendações ou críticas sobre determinadas marcas, que lemos reviews de produtos e lojas, entre muitas outras ações.
Estar fora da rede é estar fora do mercado. Uma empresa que não aparece no Google dificilmente será lembrada pelos usuários, e, consequentemente, fará menos vendas e atrairá menos compradores.
Mas, não basta estar na rede, é preciso ir além, conquistando destaque no Google e trabalhando na autoridade da sua marca, tornando-se relevante na vida dos seus consumidores.
E, então, já está convencido de que o Google pode ser um ótimo parceiro de negócios, fazendo suas vendas aumentarem? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!
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