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Redes sociais: qual a importância na sua estratégia de marketing?

É inegável o poder da internet nos dias de hoje – e um dos precursores nesse sentido, sem dúvida, foram as redes sociais. Além de modificarem a maneira como nos relacionamos e interagimos com as pessoas, elas também deram “cara” e “voz” aos consumidores, que passaram a exigir um posicionamento diferenciado das marcas com as quais se relacionam.

Apesar de toda essa evolução e dos números surpreendentes do setor, nem todos os empresários ainda se deram conta do poder das redes sociais – e nem do quanto elas podem ajudar em suas estratégias de marketing digital. Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra como investir em social media pode ajudar o seu negócio a se tornar muito mais forte e rentável.

 

social-mediaPor que investir nas redes sociais?

Antes de qualquer coisa é muito importante que você compreenda porque deve investir nas redes sociais. Infelizmente, muitos gestores ainda acreditam que as mídias sociais são incapazes de gerarem resultados reais – e isso se deve, principalmente, a estratégias ineficientes de marketing digital.

Como nós dissemos, o mundo e a sociedade estão em constante mudança. Se antigamente os consumidores apenas recebiam de forma passiva as propagandas nos meios tradicionais, hoje eles têm voz ativa, pesquisando sobre as melhores marcas e soluções para os seus problemas e também comentando sobre suas experiências com os negócios.

Quantas vezes nós já não nos deparamos com um comentário positivo ou negativo de um determinado consumidor que foi capaz de nos fazer modificar a ideia que tínhamos de determinada empresa ou até mesmo decidir ou não por fechar o negócio?

Justamente por isso, ter uma estratégia forte de marketing nas redes sociais é tão importante. A sua empresa precisa estar no mesmo local em que o seu cliente está, falando a mesma língua que ele e, claro, sabendo interagir de maneira adequada, resolvendo problemas com agilidade, oferecendo informações e monitorando o que é dito sobre o seu negócio.

Mas não é só isso. As redes sociais também podem ser ótimos canais de venda, ajudando a divulgar promoções e até mesmo as novidades do seu negócio. Devido a sua alta possibilidade de metrificação, essas redes também podem ser ferramentas de marketing digital importantes e com custos mais acessíveis.

 

Como fazer marketing nas redes sociais?

Agora que você já está convencido de que investir nas redes sociais é uma ótima possibilidade para divulgar a sua marca e gerar mais vendas, é importante conferir algumas dicas, garantindo que você terá retorno sobre o seu investimento.

 

Escolha as melhores redes

Ter uma estratégia forte de marketing nas redes sociais não significa estar presente em todas as plataformas existentes, mas sim naquelas que realmente façam sentido para o seu negócio.

Por isso, vale à pena investir em uma pesquisa rápida sobre quais as mídias sociais os seus clientes mais usam, e criar uma estratégia mais forte e agressiva para essas. Embora o Facebook seja de longe a rede mais usada, nem sempre ela deve ser a única. O Linkedin, por exemplo, é uma alternativa importante para as empresas B2B e o Instagram também tem crescido em vários segmentos como moda, alimentação e cuidados com a beleza.

 

Encontre os formatos mais adequados

Decidir onde falar é importante, mas você precisa saber como falar para conseguir atrair a atenção e o engajamento do seu público. Novamente, conhecer quem você deseja atrair é essencial, pois somente assim você pensará em tipos de conteúdo que mais trazem resultado.

Lembre-se que é possível criar uma gama de tipos de postagens, como vídeos, imagens, tutoriais, dicas rápidas e até mesmo links externos do seu site ou blog. Sempre considere as publicações que têm maior engajamento com seu público e invista nessa linguagem.

 

Use a regra dos 80-20

Um erro fatal de muitas empresas nas redes sociais é apenas criarem conteúdos sobre si mesmas. Lembre-se que as pessoas que curtem a sua página não querem apenas saber sobre os diferenciais exclusivos da sua marca, mas também querem publicações que agreguem valor.

Por isso, use a regra de 80% das publicações voltadas sobre dicas gerais e sobre o seu setor, e 20% sobre promoções, produtos e diferenciais do seu negócio. Assim, você conseguirá se comunicar melhor com o seu público, criar engajamento e envolvimento com as suas publicações e ainda “passar o seu recado”.

 

social-media-metricasNão se iluda com as métricas da vaidade

Como você sabe se as estratégias de marketing nas redes sociais estão realmente trazendo resultados? Muitos apenas se baseiam em métricas isoladas, como a quantidade de curtidas na página ou em uma determinada postagem – mas, geralmente, esses dados não são eficientes para mostrar se a sua estratégia tem sido eficiente, e por isso são chamadas de métricas de vaidade.

Não adianta você ter mais de 1 mil novas curtidas na sua página, se essas pessoas não formam o seu público-alvo ou não compram de você, assim como as curtidas em uma postagem isolada não dizem nada, se elas não se convertem em alguma ação dentro da sua estratégia.

Foque nas métricas de engajamento que mostram o quanto as pessoas têm tomado determinadas ações em favor da sua marca, como compartilhando o seu negócio para mais pessoas, indicando os seus produtos, interagindo com o seu conteúdo ou até mesmo participando de promoções específicas e fazendo determinados cadastros no seu site, por exemplo.

 

Saiba o que você quer

Para que qualquer estratégia em marketing funcione é essencial traçar muito bem os objetivos, e com as redes sociais isso não é diferente. Por isso, pense de que forma elas podem ajudar você a conseguir determinadas metas, como vender mais, aumentar o tráfego do seu site, disseminar a sua marca, fortalecer o seu branding e assim por diante.

Para cada um desses objetivos, uma estratégia diferente pode ser pensada, unindo todas as suas plataformas de comunicação. Se você deseja vender mais determinado produto, por exemplo, poderá criar uma promoção integrada, em que seus seguidores deverão acessar uma landing page e fazer um cadastro, além de compartilharem determinada postagem usando uma hashtag específica.

Todas essas ações ajudam a captar mais leads qualificados para o seu negócio, geram engajamento com a sua marca, aumentam a visibilidade da sua empresa nas redes sociais e ainda criam tráfego para determinada área do seu site, por exemplo.

Unir as redes sociais com outras estratégias de marketing digital que você já possui pode lhe ajudar a conseguir resultados muito mais promissores, como:

  • aumentando o tráfego do seu site, blog ou e-commerce;
  • aumentando a penetração da sua marca;
  • fortalecendo a sua autoridade;
  • melhorando o seu SEO;
  • engajando pessoas para o seu negócio ou a sua “causa”;
  • criando uma base de seguidores e de fãs da sua empresa;
  • ajudando em promoções específicas;
  • aumentando as suas vendas;
  • auxiliando na captação de leads qualificados;
  • tirando dúvidas dos seus clientes e funcionando como um SAC 3.0;
  • acompanhando as tendências do seu setor;
  • monitorando possíveis crises de marca e antevendo problemas.

Como você pode notar, as redes sociais são extremamente importantes em quaisquer estratégias de marketing, mas para que sejam realmente efetivas é preciso ter uma visão mais estratégica do seu uso, focando nas necessidades do seu público-alvo e integrando as suas ações.

Gostou desse conteúdo? Pensa em melhorar o marketing nas redes sociais do seu negócio? Venha conversar com um dos nossos especialistas!

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