Blog Conteúdo inbound marketing

Qual a importância do blog para minha empresa?

Talvez você já tenha reparado a algum tempo que inúmeras empresas têm apostado no blog empresarial. Mas, você sabe qual a importância do blog para as estratégias digitais da sua empresa?

É através dessa ferramenta que você conseguirá criar uma plataforma própria de conteúdo, podendo entrar em contato diretamente com a sua clientela, educando-a para os serviços que você realiza, melhorando o seu relacionamento e ainda ajudando a posicionar melhor o seu site nos mecanismos de busca.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

 

1-    Atração de tráfego
Um conteúdo interessante e altamente informativo é responsável por atrair as pessoas para o seu site ou e-commerce, aumentando o tráfego e a quantidade de possíveis clientes que passam a ter contato com a sua marca.

É claro que para conseguir isso é preciso compreender muito bem quais são as palavras-chaves que se relacionam com o seu negócio, as formas adequadas de trabalhá-las e as principais dúvidas dos seus potenciais clientes, oferecendo um conteúdo que realmente ajude essas pessoas – e que faça com que elas retornem frequentemente ao seu blog.

2-    Educa a sua clientela
Essa é uma ótima vantagem principalmente para aquelas empresas que atuam em setores muito específicos ou que estão em constante atualização, como é o caso da área de tecnologia, por exemplo.

Através dos conteúdos publicados você poderá ensinar os seus potenciais clientes como usar o seu produto ou serviço, como analisar o mercado em que você atua e até como escolher uma empresa confiável dentro dessa área.

Nem sempre as pessoas que estão navegando têm certeza de que precisam comprar o que você vende. Mas, com um bom conteúdo, altamente explicativo e focado nas dúvidas que essas pessoas possam apresentar, é possível convencê-las do quanto o seu produto é inovador e do quanto ele poderá ajudá-las.

Claro que, tudo isso é feito de maneira quase invisível. Ou seja, você não irá falar apenas dos benefícios da sua empresa ou produto, mas sim ensinar a sua clientela a entender o mercado, as modificações do setor, entre outros.

3-    Melhora a reputação da sua marca
Com tantas empresas no mundo virtual, como fazer a sua marca se tornar forte, sólida e reconhecida pelos seus clientes? Uma das maneiras é tendo um blog corporativo, com conteúdo constante e focado.

Quanto mais conteúdo interessante e informativo você produzir, maiores serão as chances de seus possíveis clientes lhe entenderem como uma autoridade no seu setor.

E, quanto mais essas pessoas se relacionarem com você e com a sua marca, mais fácil será de elas fazerem negócio com a sua empresa quando buscarem por alguém que comercializa o que você vende.

4-    Aumenta a disseminação da sua marca
Para conseguir levar a sua marca ainda mais longe é importante que os conteúdos do seu blog sejam compartilhados em outras redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a ele, podendo compartilhá-lo também em seus perfis pessoais.

Quanto mais interessante e importante for o seu conteúdo, maiores as chances das pessoas sentirem-se motivadas em compartilhá-lo, fazendo uma propaganda de graça da sua marca e levando a sua empresa ainda mais longe.

5-    Permite uma comunicação direta com o seu cliente
Anúncios nos meios tradicionais e até postagens nas mídias sociais sempre dependem de um espaço do qual você não é dono. Você paga para poder divulgar uma ideia ou mensagem em um espaço pré-definido e sujeito às normas editoriais de outra empresa.

Mas, quando você tem o seu blog corporativo, esse espaço é seu. Por isso, você tem muito mais liberdade para abordar os temas que se relacionam com a sua marca, para explorar vários tipos de conteúdo (como vídeos, infográficos, e-books e outros) e até mesmo vários tamanhos e layouts.

Toda essa liberdade é capaz de criar uma fonte de comunicação direta entre a sua empresa e os seus clientes, podendo falar a eles de forma mais clara sobre o que é a sua marca, seus valores e o quanto você pode contribuir para tornar a vida dos seus clientes mais simples.

O mesmo também vale para o outro lado. Com o seu blog, os seus clientes podem comentar, dar dicas e sugestões para a melhoria do seu negócio, tornando essa parceria mais eficiente.

6-    Capta novos leads
Os leads são aquelas pessoas que visitam seu blog e que possuem potencial para se tornar seus clientes. Visitantes frequentes podem se tornar leads, desde que você trabalhe com estratégias de captação, como uma newsletter ou uma página de captura para o recebimento de um material rico.

Através de algumas informações fornecidas pelo próprio lead, a sua equipe de vendas terá uma base de possíveis novos clientes para trabalhar, além de que você poderá manter uma comunicação mais efetiva com essas pessoas.

7-    Fideliza seus clientes
Qual empresa não deseja ter uma base de clientes fiéis? Pois com um blog corporativo essa tendência é maior, já que os seus clientes entendem que a sua marca oferece “algo a mais”, além do simples interesse em vender e ter lucro.

O seu negócio passa a ser percebido de uma maneira mais positiva pelos seus leads, como uma marca que busca agregar valor, conteúdo e informação a vida das pessoas, e não apenas uma empresa que visa o lucro a qualquer custo.

Essa experiência diferenciada é capaz de criar laços mais profundos com as marcas, sendo que muitos desses visitantes e clientes podem se tornar verdadeiros fãs da sua empresa, ajudando a propagar seus conteúdos nas mídias sociais – atraindo cada vez mais tráfego para a página da sua empresa.

Como você pode ver existem inúmeros motivos para a sua empresa contar com um blog corporativo. Mas, para atingir todas essas metas é preciso uma estratégia focada de conteúdo, com um conhecimento preciso sobre o seu público-alvo e as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio, sempre acompanhando as métricas.
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