Conseguir colocar o seu site na primeira página do Google é o sonho de vários empresários, gestores e profissionais do marketing digital. Porém, nem sempre esse percurso é simples – e na maioria das vezes a concorrência é bastante alta.
Porém, apesar disso, essa não é uma “missão impossível”, já que existem vários domínios que conseguem ficar bem ranqueados para uma variedade de palavras-chaves. Quer saber como eles conseguiram chegar ao topo do Google? Continue a leitura e descubra!
Conteúdo frequente e de qualidade
Por que alguém acessaria o seu site se não para receber conteúdo? Essa é a premissa básica do Google e é impossível atingir e manter as primeiras posições caso o seu site não tenha um bom conteúdo, focado e otimizado nas palavras-chaves que você deseja se ranquear e com frequência de postagem.
Justamente por todos esses motivos aliar um blog ao seu site é tão importante, já que você poderá produzir continuamente conteúdos ricos para uma variedade de palavras-chaves, focados nas necessidades das pessoas que a sua marca deseja atingir.
Mas não é só. Você também deve se atentar ao conteúdo do seu próprio site, como o institucional, a descrição dos produtos e serviços que você vende, entre outros, buscando melhorar o uso das palavras-chaves e também oferecer informação rica e valiosa.
E, atenção. Não basta apenas ir repetindo as palavras-chaves sem nenhum ordenamento nos seus textos, já que essa é uma prática bastante desaconselhada pelo Google. O ideal é que ela seja trabalhada de maneira natural e apareça em determinados importantes, como no H1, em algum intertítulo e na conclusão.
Não se esqueça ainda da periodicidade. Postar algumas vezes no blog da empresa e abandoná-lo não passará credibilidade do seu domínio ao Google e nem aos seus leitores. Por isso, crie um calendário editorial e siga-o.
Otimização (SEO)
O SEO (Search Engine Otimization) já é uma prática bastante conhecida de quem deseja melhorar o seu ranqueamento no Google – e realmente não tem como fugir dele, afinal somente os sites bem otimizados conseguem as melhores posições.
Embora o Google não divulgue oficialmente quais são os parâmetros de ranqueamento que usa, existem algumas boas práticas que podem ajudar a melhorar a “leitura” da ferramenta sobre o que o seu site aborda – e sobre o quanto o seu domínio é confiável e favorece a experiência do usuário.
Algumas dicas básicas são:
- url amigável;
- definição adequada de palavras-chaves;
- descrição de páginas (meta description);
- alt tags em imagens;
- desenvolvimento de sitemaps;
- uso de links externos nos conteúdos;
- backlinks para conteúdos internos;
- controle de densidade das palavras-chaves nos seus conteúdos e páginas.
É claro que existem muitas outras técnicas de SEO e tudo dependerá de uma análise criteriosa do seu site para que os problemas e possíveis “erros” sejam detectados e corrigidos.
Site responsivo
Os sites responsivos são aqueles capazes de funcionar tanto via computador, como smartphones e tablets, favorecendo a usabilidade do usuário. Em geral, eles possuem um tamanho de tela adaptável e um carregamento mais rápido – o que torna o acesso mais fácil mesmo via 3g e 4g.
Já é sabido que o Google, há alguns anos, dá prioridade em seu ranqueamento para os domínios que são mobile friendly e responsivos, sempre priorizando a experiência do usuário e garantindo que o mesmo terá acesso a conteúdo de qualidade independente do tipo de conexão ou do tamanho de tela em que esteja navegando.
Estrutura de links
Além da qualidade do conteúdo que você oferece, o Google também analisa o quanto o seu domínio é confiável. Para isso, ele avalia o tempo de existência do seu site e o quanto ele é relevante, recebendo links externos e também linkando para outros conteúdos de qualidade.
Pense que o Google funciona como uma biblioteca, em que os melhores livros são aqueles que possuem várias referências em outros estudos e também oferece novas referências para quem os lê.
Por isso, ter uma estrutura de links relevantes é muito importante. Em todos os seus conteúdos, você pode trabalhar linkando outros dados que sejam relevantes sobre o assunto que você está abordando, tanto indicando para portais reconhecidos, como também para suas redes sociais e outros conteúdos internos que você já publicou.
Você também poderá trabalhar pensando em fortalecer a imagem do seu domínio com sites e blogs parceiros, oferecendo reviews e conteúdos específicos para essas plataformas, desde que, claro, elas façam a linkagem para o seu site.
Tráfego de visitantes
Outro item fundamental para quem deseja atingir a primeira página do Google é aumentar o tráfego que as suas páginas recebem, afinal, quanto mais relevante for determinado conteúdo, mais visitantes irão acessá-lo.
Existem muitas maneiras para você aumentar o tráfego da sua página. Veja alguns.
Google Adwords
Todas as dicas anteriores que demos estão voltadas a maneiras de melhorar o tráfego orgânico, ou seja, aqueles visitantes que chegam até o seu domínio sem que você tenha de pagar por eles.
Porém, algumas vezes, pode ser necessário que você também realize alguns anúncios no Google, principalmente quando o seu site ainda é novo e não tem muitos acessos ou quando você está lidando com palavras-chaves e setores muito concorridos.
Os anúncios ajudam a atrair tráfego para determinadas áreas do seu site, aumentando também a autoridade do seu domínio.
Redes Sociais
Muitas pessoas nem imaginam, mas as redes sociais também são ferramentas extremamente importantes para melhorar o posicionamento Google. Isso porque elas oferecem uma infinidade de possibilidades para atração de tráfego qualificado.
Você poderá, por exemplo, usá-las para compartilhar os conteúdos do seu blog, promoções específicas e até algumas páginas próprias do seu site, como cadastro para receber amostras grátis, formulário de contato ou landing pages.
Influenciadores
O mercado de influenciadores digitais é muito forte e oferece uma ampla possibilidade de merchandising para a sua marca. Hoje, existe uma infinidade de blogueiros e youtubers, por exemplo, que conseguem falar diariamente com milhões de pessoas, influenciando-as tanto para a compra, como para o “boicote” a determinadas marcas.
Você poderá trabalhar fazendo parcerias com essas pessoas, enviando amostras grátis para testes dos seus produtos, itens personalizados e pagando para que elas divulguem seus itens diretamente nas suas páginas.
Como você pode notar, atingir a primeira página do Google é uma tarefa ampla e que pode necessitar de ações diferentes para melhorar a autoridade do seu domínio e fortalecer a sua imagem no mundo digital.
Precisa de uma ajuda para fazer com que o seu site chegue ao topo do Google? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!