Você já ouviu falar em otimização de site? Também conhecido como SEO (search engine otimization) a técnica é extremamente importante e capaz de garantir que o seu site esteja entre os primeiros resultados mostrados no Google.
Isso é essencial em qualquer estratégia e pode significar mais tráfego, atração de potenciais clientes, melhora no posicionamento e na força da sua marca, entre outras inúmeras vantagens.
Quer saber mais sobre otimização de sites e descobrir porque você deveria investir em SEO hoje mesmo? Continue a leitura!
O que é a otimização de site?
A otimização de sites ou SEO é o conjunto de técnicas usadas para melhorar vários pontos no seu site, como a estrutura em HTML, a usabilidade, a navegação, o tempo de carregamento das páginas, entre outros.
Quanto mais de acordo com os padrões dos mecanismos de busca seu site estiver, mais fácil será para que os “robozinhos” desses mecanismos consigam “ler” e “entender” sobre o que seu site aborda, retornando-o como relevante para o usuário que está fazendo a pesquisa.
Não importa o quanto o seu site seja interessante ou atrativo, se ele não estiver dentro de determinados padrões, será quase impossível que ele apareça bem classificado no Google e em outros mecanismos de busca.
Por que a otimização de sites é importante?
Depois de ler o tópico acima, você já deve ter uma noção do quanto investir em SEO é importante em qualquer estratégia, não é mesmo?
Afinal, é por meio das pesquisas no Google e em outros mecanismos semelhantes que a maior parte do seu tráfego orgânico é originária.
Assim, quando você investe em técnicas de otimização, as chances do seu site aparecer bem classificado para palavras-chaves importantes dentro do seu setor de atuação aumentam, trazendo mais visibilidade para a sua empresa e, claro, aumentando as suas vendas.
Imagine que o Google funciona como uma vitrine. Quando um usuário interessado em algo semelhante ao que você vende pesquisa por determinadas palavras-chaves, o Google vai buscar em seu diretório sites que estejam relacionados ao termo e que mais sejam atrativos para essas pessoas.
A primeira página do Google é como se fosse a principal vitrine da sua loja – onde apenas os melhores produtos são expostos. Assim acontece com os sites que aparecem por lá, eles são considerados os melhores resultados para aqueles usuários, o que aumentam as chances de que essas pessoas façam negócio com você ou conheçam e passem a se relacionar com a sua marca.
Mais do que um site bonito, é essencial que o seu domínio esteja de acordo com várias boas práticas que ajudam a melhorar o seu posicionamento, tornando mais fácil para que o Google “entenda” que o seu site é um bom “produto” e deve ter lugar de destaque na sua vitrine.
Dicas de otimização de site para você colocar em prática
Já está convencido de que a otimização de site é algo extremamente importante, mas não tem ideia de por onde começar? Veja as dicas que separamos!
#1 Tenha um site responsivo
Atualmente, o Google possui uma política de favorecer os sites mobile friendly (responsivos). Ou seja, aqueles sites mais rápidos e limpos, que podem ser carregados a partir de um computador de mesa ou de um smartphone – favorecendo a navegação para todos os usuários.
Justamente por isso, os sites que não são responsivos (que não possuem um layout adequado, que demoram muito para carregar, entre outros) têm sido penalizados e acabam perdendo as melhores posições no ranking.
#2 Melhore a velocidade de carregamento
Mesmo sites responsivos podem acabar se tornando lentos quando contam com excesso de plug-ins ou um código HTML fora dos padrões. Isso pode se configurar em um problema para um usuário que tentar acessar o seu site via 3g, por exemplo.
Imagine que o seu consumidor está na rua, buscando por empresas como a sua já para poder fechar a compra, mas ele não consegue carregar o seu site pelo smartphone e, então, acaba desistindo e optando pelo concorrente.
Ruim, não é mesmo? Mas muitas empresas perdem vendas justamente por não se atentarem a esse detalhe, além de não ficarem bem posicionadas nos mecanismos de pesquisa.
#3 Pense na usabilidade
Outro ponto importante é sempre considerar o quão fácil e intuitivo para o usuário é navegar pelo seu site. Se é difícil para ele encontrar o contato com a sua empresa ou as informações de que precisa, ele pode não permanecer muito tempo navegando na página.
Isso irá gerar uma taxa de rejeição alta que por sua vez é um indicativo para os mecanismos de busca de que o seu site não é confiável.
Por isso, pense na estrutura do seu site de modo a torná-la o mais intuitiva possível e facilitando a vida do seu usuário.
#4 Crie conteúdos otimizados e invista em uma estrutura de links
Os conteúdos otimizados e de acordo com as palavras-chaves que seus usuários pesquisam também são essenciais para o SEO.
Afinal, como o Google poderá saber do que o seu site se trata, se não existe nenhum conteúdo relacionado àquela palavra-chave?
Quanto mais conteúdos você tiver, e mais ricos e interessantes eles forem, sem plágio e nem problemas de otimização, mais o Google “entenderá” que o seu site é um especialista naquela área e tenderá a retorná-lo como principal recomendação.
Outro ponto fundamental é trabalhar com a estrutura de links. Nesse ponto, imagine que o Google funciona como uma biblioteca. Os melhores títulos são sempre àqueles que possuem várias indicações, não é mesmo?
Por isso, trabalhe com os links internos e externos, de modo a trazer mais autoridade para o seu domínio.
#5 Contrate um especialista
Se você não trabalha com marketing digital e não entende muito de otimização de sites, o melhor a fazer é contratar um especialista. Ele será o responsável por analisar todas as questões técnicas e de conteúdo do seu site e indicar os passos mais adequados para melhorar o seu posicionamento Google.
Gostou de saber mais sobre otimização de site? Deseja melhorar o posicionamento do seu domínio e atrair mais clientes? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo!
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