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Google Analytics: aproveite ao máximo essa ferramenta e melhore seus resultados digitais!

Quem trabalha com marketing digital, seja planejando e gerindo estratégias, ou seja, ainda, com um e-commerce ativo, já deve conhecer o Google Analytics – uma ferramenta gratuita do Google que permite entender melhor quantas pessoas tem visitado o seu site e, principalmente, como essas pessoas chegam até o seu endereço.

Porém, mais do que saber como está o tráfego das suas páginas, o Google Analytics pode lhe oferecer informações extremamente importantes capazes de ajudarem as suas estratégias digitais a trazerem ainda mais resultados. Quer saber como? Continue a leitura!

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Google Analytics

Os recursos disponíveis no Google Analytics

Embora o Google Analytics não seja uma ferramenta difícil de ser usada é preciso um pouco de familiaridade para poder aproveitar todos os seus benefícios. Hoje, ele é considerado uma das ferramentas mais completas nesse setor, justamente porque oferece recursos importantes, como:

  • número de visitantes totais, visitante único e visitantes que estão retornando ao seu site;
  • origens do tráfego (orgânico, pago, mídias sociais, etc.);
  • quais metas das suas estratégias estão sendo alcançadas;
  • quais campanhas de marketing têm trazido mais resultados;
  • desempenho da sua e-commerce;
  • quais mídias sociais mais contribuem para os seus resultados.

Assim, podemos dizer que, com o Google Analytics, não existe nenhum dado que fique sem mensuração – algo extremamente fundamental para que você consiga acompanhar como estão suas estratégias e se a quantidade que você está investindo em cada uma delas tem realmente trazido retorno.

 

Os dados mais importantes a serem analisados no Google Analytics

Quando começamos a usar o Analytics é comum ficarmos em dúvida sobre o que analisarmos – e de que forma, afinal são inúmeras as possibilidades. Confira as mais importantes.

 

Tempo Real

google-analytics-tempo-realEm sites com poucas visitas, essa aba pode não trazer muitos dados interessantes, porém, conforme o seu domínio for ficando mais forte e atraindo mais tráfego, analisar esses dados pode ser algo importante dentro das suas estratégias.

É nesta aba que você encontrará o número de pessoas que estão acessando o seu site neste exato momento, identificando em qual página as pessoas estão navegando e ainda tendo acesso a um gráfico dinâmico que se altera com o passar do tempo, mostrando o número de visitantes por página.

Neste gráfico, ainda é possível ter acesso a um mapa que identifica a origem desses visitantes, analisando o comportamento dos mesmos e como isso está (ou não) de acordo com as suas estratégias.

Esta opção é bastante interessante porque permite que você identifique quais páginas do seu site são mais ou menos atrativas, quanto tempo os usuários permanecem no seu site, os horários de picos de audiência, entre outras informações que, quando bem trabalhadas, podem ajudar a tornar suas estratégias bem mais eficientes.

 

Aquisição

Podemos dizer que esta é uma das opções mais importantes do Google Analytics porque oferece informações sobre a fonte de origem do tráfego, ou seja, como as pessoas estão chegando até o seu site.

Com isso, você pode entender melhor quais das suas estratégias estão funcionando e quais precisam ser reformuladas, além de pensar em modos de tornar a sua fonte de aquisição ainda mais potente.

Por exemplo, se você faz uma campanha forte de links patrocinados, é importante saber se os mesmos estão realmente trazendo tráfego para você, e se o quanto você está investindo está se revertendo em benefícios para o seu negócio.

Vale à pena também conferir como estão os acessos orgânicos e, junto das demais informações obtidas no Analytics, pensar em maneiras de tornar essa forma de aquisição ainda mais eficiente.

 

Comportamento

Outro dado muito importante é saber como as pessoas se comportam dentro do seu site, ajudando a compreender quais são as páginas mais visitadas, sequência de cliques, trajeto dentro do seu site, tempo de permanência e outros.

Com isso, você consegue diagnosticar, por exemplo, aquelas páginas com um alto índice de rejeição (quando os usuários entram e logo saem da página), buscando os possíveis erros ou dificuldades de usabilidade que levam a esse problema.

Identificar quais são as páginas mais visitadas e o trajeto dentro do seu site ainda possibilita um entendimento melhor sobre o seu público-alvo, os temas que eles mais procuram, os conteúdos que estão gerando conversão, os assuntos que eles desejam saber sobre a sua empresa, os produtos que têm maior destaque e assim por diante.

 

Público-alvo

Saber quem acessa o seu site é algo extremamente essencial em qualquer estratégia digital, permitindo direcionar melhor as suas campanhas. Nesta aba do Analytics, você encontrará informações geográficas dos seus visitantes, os tipos de navegadores que usam, se acessam o seu site via smartphone ou desktop e até dados demográficos.

É muito importante ficar sempre de olho nessas informações, garantindo que o público que você está atraindo é o que você pensou para a sua estratégia. Se a sua empresa é uma loja física do interior de São Paulo, por exemplo, não adianta ter um grande fluxo de visitas no seu site de pessoas que moram no Amazonas. Por isso, é importante que estes dados estejam alinhados com as suas estratégias.

 

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Conversões Conversão Google Analytics

Esta é uma informação bastante avançada do Google Analytics e muito usada por quem possui e-commerce. Os dados aqui mostrados podem ser cruzados com vendas em dinheiro, lhe dando ideias e insights para campanhas futuras.

Você pode usar os dados dessa área para cruzar com as demais, como conversões por dados demográficos, identificando, por exemplo, quantos homens, de determinada região do país compraram determinado produto ou serviço – identificando quem são seus principais compradores e pensando em estratégias focadas para estas pessoas,.

Como você pode notar, o Google Analytics oferece um vasto universo de informações que podem (e devem) ser utilizadas por você para entender melhor o seu público, o comportamento dos seus visitantes e também pensar em campanhas e estratégias que sejam mais direcionadas para essas pessoas.

Quanto mais informações você tiver, mais focadas e direcionadas serão suas ações, garantindo uma taxa maior de sucesso, com menor investimento financeiro e de tempo.

Gostou de saber mais sobre o Google Analytics? Se você quer conseguir resultados ainda mais profissionais e expressivos com as suas estratégias digitais, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

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