Todo mundo que anuncia no Google Adwords sabe que essa ferramenta funciona como um leilão, no qual vários índices contribuem para que a sua oferta seja mais ou menos interessante.
Porém, na hora de criar os anúncios, uma das dúvidas que a maioria dos usuários possui é em relação ao “índice de qualidade” (também chamado de “quality score”) e sobre como ele pode influenciar a sua campanha no Google Adwords. Quer entender mais essa relação e fazer anúncios mais relevantes? Continue a leitura.
O que é o índice de qualidade?
Por que o Google é hoje o principal buscador do mundo – e possui ações tão altas na bolsa de valores? Porque, além de todas as suas vantagens, seu mecanismo de busca é responsável por retornar os melhores e mais relevantes resultados – incluindo os anúncios igualmente relevantes e relacionados à busca feita.
E isso só é possível, entre outras variáveis, devido ao índice de qualidade, uma avaliação realizada pelo próprio Google com notas que variam de 1 a 10 e usadas para definir se o anúncio, as palavras-chaves relacionadas e o site de destino são, realmente, relevantes para o internauta que está pesquisando por aquele assunto.
O índice de qualidade também é importante na hora do Google definir o ranqueamento dos anúncios (a posição em que eles serão apresentados na página para o internauta).
Dessa maneira, o Google favorece com CPC (custo por clique) mais baixo, anúncios que são mais bem escritos e mais atrativos – e que acabem tendo maior chance de serem clicados.
Cada vez que uma busca é realizada, o índice de qualidade é calculado e o valor é atualizado para os anunciantes uma vez por dia.
Por que o índice de qualidade é importante?
Depois dessa explicação, já deu para notar que o índice de qualidade é algo que interfere diretamente na eficácia do seu anúncio, não é?
Vamos entender um pouquinho mais a relação entre índice de qualidade e posicionamento do anúncio.
Ao contrário dos leilões normais, nos quais quem paga mais, leva, no leilão do Google, o anúncio com maior “ad rank” é o que aparece na primeira posição para determinada palavra-chave.
E o “ad rank” é composto do índice de qualidade multiplicado pelo lance (CPC máximo).
Isso significa que, mesmo que o lance do seu concorrente seja maior, você poderá se posicionar melhor caso tenha um bom índice de qualidade. Um fator importante para considerá-lo, não é mesmo?
Mas, não é só isso. O “ad rank” também é responsável por definir o CPC real, que é o valor que você realmente paga, independente do valor de CPC máximo ofertado.
Ou seja, quanto melhor for o seu índice de qualidade, menores custos você terá e melhores posições seu anúncio alcançará.
Quais são os fatores importantes para um bom índice de qualidade?
Na hora de definir o índice de qualidade, o Google considera alguns pontos, como:
- Relevância
A partir do texto do seu anúncio, do conteúdo da sua página destino e da palavra-chave selecionada, o Google busca entender o quanto o seu anúncio é realmente relevante para quem está pesquisando. - CTR (Click Through Rate)
Esse índice é obtido através do número de cliques dividido pelo número de vezes em que o anúncio foi exibido. Esse é o fator de maior peso na definição do índice de qualidade e busca identificar o quanto seu anúncio está sendo considerado relevante pelos próprios usuários. - Página de destino
Não adianta ter um ótimo anúncio se o seu site não for bom ou não apresentar um conteúdo relevante. Desde agosto de 2011, o Google passou a considerar a experiência dos usuários quando são direcionados à página ou landing page do anúncio. Para isso, são analisados três pontos fundamentais: conteúdo relevante e original, confiabilidade e facilidade de navegação.
Como posso melhorar meu índice de qualidade?
Depois de toda essa explicação, você já está convencido da importância do índice de qualidade no Google Adwords? Então anote as dicas para conseguir melhorar suas estratégias de links patrocinados:
Defina boas palavras-chaves: Revise todas as palavras-chaves compradas que são mostradas no seu anúncio. Uma dica é segmentar os temas e palavras em grupos menores e similares, de maneira que a relevância aconteça de forma mais natural.
Melhore o texto do seu anúncio: O quanto seu anúncio é atrativo e instiga as pessoas a clicarem nele? Pensar em formas personalizadas de escrever o anúncio, sempre considerando seu público-alvo, é uma ótima maneira de garantir um índice maior de CTR.
Melhore sua página de destino: Como dissemos, não adianta cuidar muito bem da sua campanha Adwords e não se preocupar com as páginas para as quais seus anúncios direcionam. É essencial que o anúncio redirecione para uma página que apresente conteúdo original, relevante e adequado às palavras-chaves usadas no anúncio.
Pense se a página de destino está adequada ao anúncio (ou se você está redirecionando o visitante para a home, por exemplo), se a sua página possui um bom SEO e uma navegabilidade simples (sem excesso de pop-ups, links quebrados e etc.) e, claro, pense no histórico e na relevância do seu domínio.
Normalmente, o histórico da sua conta costuma ser considerado para criar o primeiro índice de qualidade antes de uma nova campanha ir ao ar.
Conclusão
Para poder ter campanhas de adwords mais efetivas é essencial que você compreenda o funcionamento exato da plataforma do Google, para poder tornar os seus anúncios mais de acordo com o que é esperado.
Além disso, uma boa busca de palavras-chaves e um ótimo conhecimento do seu público-alvo também são essenciais, tornando seus anúncios mais atrativos e focados em quem lhe interessa.
E, claro, é preciso cuidar do seu site. Nenhuma campanha de adwords será efetiva se o seu site não apresentar uma boa estrutura e navegabilidade, conteúdos relevantes e adequados às palavras-chaves e um cuidado com o SEO.
Quer conseguir mais relevância no Google e tornar suas campanhas de adwords ainda mais efetivas, melhorando o índice de qualidade do seu site? Então venha conversar com um dos nossos especialistas e modifique os seus resultados com as campanhas digitais!
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