Blog Conteúdo Desenvolvimento de Site Marketing de Conteúdo Responsivo SEO WordPress

Desenvolvimento de site em WordPress: quais as vantagens e diferenciais?

Cada dia mais pessoas buscam por criação e desenvolvimento de sites em WordPress, apesar de não saberem muito bem como ele funciona. Para alguns, essa plataforma ainda carrega o estigma de apenas ser usada para blogs e projetos menores, mas essa não é uma realidade.

Hoje em dia é possível, com conhecimento e técnica, construir praticamente qualquer tipo de site em WordPress, sendo o mesmo usado por grandes portais como Globo.com, R7, National Geographic, CNN e muitos outros, justamente por apresentar uma gama de vantagens extremamente interessantes.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento de sites em WordPress e descobrir se essa solução é a mais indicada para o seu caso? Continue a leitura.

 

o-que-e-wordpressO que é o WordPress?

O WordPress é um CMS, ou seja, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, totalmente gratuito e editável. Ele foi criado justamente para que pessoas sem tanto conhecimento em programação pudessem desenvolver seus próprios sites, bastando, para isso, realizarem a instalação no servidor de hospedagem e depois apenas pensar em criar conteúdos para editar esse site.

Hoje, o WordPress é o CMS mais usado em todo o mundo, estando presente em mais de 60 milhões de sites. O principal motivo para isso é que o WordPress é totalmente gratuito e de código aberto – permitindo que membros da comunidade colaborem com a criação de novas funcionalidades, além da grande possibilidade de personalização.

Embora muitas pessoas acreditem que esse CMS apenas possa ser usado para blogs e pequenos sites, ele também pode ser a melhor escolha para as lojas virtuais, graças à ferramenta Woocommerce.

 

Quais os principais recursos do WordPress?

O WordPress possui uma série de recursos muito interessantes e que podem ser ampliados de acordo com a instalação de temas e plugins. Ainda assim, com os recursos básicos que já costumam vir presentes na instalação padrão é possível ter acesso a várias funcionalidades, como:

  • editor de páginas e de posts, permitindo a formatação avançada de todos os tipos de textos;
  • gerenciador de comentários;
  • editor de widgets (áreas para inclusão de informações especiais), como categorias, menus personalizados, agenda, etc.;
  • gerenciador de usuários com definição de capacidades, como administrador, colaborador e assim por diante;
  • configuração de URLs amigáveis;
  • plugin anti-spam nos comentários;
  • editor da aparência do site, modificando vários itens como menus, cores, entre outros;
  • biblioteca de mídia com recursos para edição simples de imagens.

 

Quais as vantagens do uso do WordPress?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é e como funciona o WordPress, talvez já tenha pensado em algumas vantagens dessa ferramenta quando comparada às demais, não é mesmo? Veja alguns pontos que merecem destaque.

 

É um programa de código aberto

Um programa de código aberto é aquele que não está vinculado a nenhuma empresa específica e por isso pode ser manipulado e ajustado de acordo com as suas necessidades e desejos.

Isso faz com que o WordPress possa ser usado em praticamente qualquer tipo de site pessoal ou comercial, sem nenhum tipo de restrição no uso dessa tecnologia.

 

busca-organiza-seoAmigável aos mecanismos de busca

A estrutura das páginas criadas em WordPress e também nos blog posts já possui todos os elementos em HTML necessários para que os mecanismos de busca, como o Google, entendam e indexem o seu conteúdo.

Além disso, ainda é possível incluir plugins como o Yoast SEO, garantindo que todos os seus conteúdos e páginas estarão otimizados para os mecanismos de busca, favorecendo o seu posicionamento para palavras-chaves importantes.

 

Facilidade na exportação e migração

Se, por algum motivo, você precisar mudar o seu site de servidor, com o WordPress é fácil fazer isso, já que este é um CMS muito simples e intuitivo. Algumas empresas de hospedagem até mesmo oferecem esse procedimento de maneira totalmente gratuita.

 

Compatível com dispositivos móveis

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto o quanto ter um site responsivo é importante, sendo o mesmo compatível com acessos de smartphones e tablets, não é mesmo?

Pois você sabia que o WordPress já conta com um design responsivo? Seus temas já vem prontos para serem acessados tanto por dispositivos mobile, quanto desktop. Além disso, toda a parte administrativa do site também pode ser acessada pelo celular, facilitando ainda mais o seu uso e, claro, melhorando o SEO.

 

Facilidade na gestão do conteúdo

Nós também já falamos várias vezes aqui o quanto um conteúdo atualizado e otimizado é importante, e com o WordPress fica ainda mais simples gerenciar e modificar qualquer conteúdo do seu site, rapidamente.

Isso significa que, se você precisar alterar qualquer parte de conteúdo do seu site, como páginas, itens do menu, postagens no blog e outros, poderá fazer de forma bem simples e sem a necessidade de intervenção técnica.

 

Segurança e atualizações

Como o WordPress é uma plataforma de código aberto, várias pessoas de todo o mundo contribuem para que ele se torne ainda mais seguro, rápido e fácil de usar. Isso significa ter a sua disposição muito mais novos recursos e tecnologias, garantindo que este CMS será sempre mais moderno e poderoso que a concorrência.

Como você pode notar, investir no desenvolvimento de site em WordPress pode ter inúmeras vantagens e facilidades, tornando o seu site mais fácil de usar e de atualizar, além de favorecer que o seu domínio seja mais facilmente encontrado nos mecanismos de busca.

Se você está procurando por um serviço de desenvolvimento de sites e ficou interessado nas vantagens e nos benefícios da construção em WordPress, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

 

Gostaria de maiores informações sobre Sites em WordPress?
Fale conosco.

[ninja_forms id=20]

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *