As redes sociais estão cada vez mais em evidência e é impossível fugir delas. Porém, apenas ter uma página ou um perfil não significa conseguir bons resultados. Para isso, é preciso uma estratégia focada, capaz de conseguir converter visitantes em clientes e vender mais.
Se você quer aumentar os seus lucros e conquistar novos clientes, que tal usar todo o potencial das redes sociais para isso? Hoje, nós listamos algumas dicas preciosas que podem lhe ajudar a chegar lá. Confira!
1 – Escolha as redes sociais certas para o seu público-alvo
Antes de sair por aí criando postagens, é preciso analisar o seu público-alvo, buscando compreender melhor o seu comportamento e preferências. Por isso, invista em uma pesquisa de opinião (que pode até ser informal com alguns dos seus clientes) e tente identificar quais mídias sociais eles mais usam, e como preferem consumir conteúdo.
Além das redes sociais tradicionais, busque criar um canal próprio de comunicação, como um blog.
2 – Conheça as preferências do seu público
Diversas redes sociais possuem possibilidades de acompanhar as métricas, assim você poderá ter informações valiosas sobre quem são essas pessoas que curtem a sua marca.
Saber com quem está falando é fundamental para você poder criar um conteúdo que seja realmente interessante e que gere engajamento. Por isso, analise as informações quanto ao sexo, faixa etária, localização geográfica e também os dados em relação aos tipos de conteúdo, analisando quais postagens tiveram mais ou menos engajamento.
Por exemplo, se você postou um vídeo em um dia, e uma imagem em outro, analise qual teve maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos e dê preferência aos tipos de conteúdo que o seu público mais consome.
3 – Crie uma estratégia com um objetivo definido
Por que você está usando as redes sociais? Deseja que a sua empresa fique mais conhecida? Quer divulgar promoções específicas? Deseja vender mais ou ter um aumento no número de orçamentos?
Para cada objetivo é importante definir uma estratégia específica, isso porque o “caminho” para cada uma dessas metas é diferente, assim como o foco e o direcionamento que os seus conteúdos e anúncios terão, por exemplo.
4 – Saiba o que a concorrência está fazendo
Analisar a concorrência é essencial para qualquer negócio – e nas redes sociais não é diferente.
Acompanhe as páginas dos seus principais concorrentes e veja quais tipos de postagens eles estão fazendo, se criaram alguma campanha específica, como é o engajamento das pessoas que curtem a página e outros dados relevantes.
5 – Crie conteúdos interessantes e evite falar só de si mesmo
As pessoas não curtem a página do seu negócio apenas para receberem postagens mostrando o quanto a sua marca é diferenciada, única e incrível. Esse tipo de conteúdo costuma afastar os seguidores e (quase nunca) gera um bom engajamento.
Por isso, tente criar um conteúdo informativo e interessante, que estimule as pessoas a tomarem uma ação, como curtir, compartilhar, deixar um comentário, acessar um link ou participar de uma promoção.
6 – Tenha um calendário editorial
Postar um conteúdo hoje e outro só daqui a 2 meses não é ter uma estratégia voltada para as redes sociais. Para conseguir começar a ver os resultados é preciso periodicidade.
Isso mostra aos seus seguidores que a sua empresa é séria e que se preocupa em se comunicar adequadamente com seus seguidores.
7 – Responda aos comentários e as mensagens
Além de postar com frequência, você precisa se relacionar com os seus clientes e possíveis clientes. Assim, nunca desconsidere um comentário ou deixe uma pergunta sem resposta.
Mesmo que você receba uma crítica negativa, seja atencioso e gentil e tente rapidamente resolver os problemas dos seus clientes, mostrando aos demais proatividade e preocupação com o bem estar dos clientes.
8 – Crie uma voz para a sua empresa
Quais sãos os valores do seu negócio? Qual é a identidade da sua empresa? Pense nas qualidades que tornam a sua marca diferenciada e busque transparecer essas ideias nos seus conteúdos.
Se você é uma empresa de tecnologia, por exemplo, que preza pela criatividade e pela liberdade de escolha, evite postagens que vão contra essas ideias, pois, caso contrário, você poderá passar uma imagem errada de quem é a sua marca.
9 – Crie campanhas criativas e que favoreçam o engajamento
Nas redes sociais, nem sempre as campanhas com os maiores orçamentos são as que dão os melhores retornos. Use a criatividade e busque criar ações e campanhas que incentivem seu público a “entrar na onda” e ajudar a promover seu negócio.
Você pode fazer um concurso de fotografias, por exemplo, incentivando os seguidores a usarem determinada hashtag (como o nome da sua marca) e premiar os melhores colocados. Ou ainda incentivar os seus seguidores a fazerem check-in no seu estabelecimento em troca de brindes ou descontos, por exemplo.
Outra ideia é fazer campanhas que direcionem o tráfego para o seu site ou e-commerce. Você pode indicar que seus seguidores preencham um cadastro para concorrerem a um produto exclusivo ou a um super desconto.
10- Acompanhe o que estão falando sobre a sua marca
Lembre-se que as redes sociais são plataformas de relacionamento, isso significa que outras pessoas podem estar opinando sobre a sua empresa – e nem sempre a opinião ou a experiência delas pode ter sido positiva.
Para evitar uma crise de imagem, sempre acompanhe o que estão comentando sobre você, pelo Twitter ou até mesmo pesquisando hashtags que se relacionem ao seu comércio.
Caso verifique algum desentendimento ou uma experiência ruim, surpreenda esse cliente com uma ação positiva e tente reverter o quadro. Mas, lembre-se, de sempre ser sincero e se desculpar pelos fatos ocorridos.
Além disso, acompanhar os comentários pode ser uma ótima maneira de inovar. Afinal, é para os seus clientes que a sua empresa trabalha e muitas boas ideias de novos produtos ou serviços podem vir dos seus próprios consumidores.
11- Tenha uma base de fãs
Mais do que clientes, as pessoas que curtem as mídias sociais da sua empresa têm chances maiores de se tornarem verdadeiros fãs da sua marca. Trabalhe nesse relacionamento.
Afinal, as mídias sociais são hoje a maior forma de propaganda boca a boca e essas pessoas podem ajudar a compartilhar seus conteúdos e levar a sua marca até outras pessoas, aumentando a sua base de possíveis clientes.
Essas são apenas algumas dicas para usar as redes sociais para vender mais. Se você quer uma estratégia sólida e diferenciada para alcançar resultados ainda mais expressivos, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!