Responsivo Usabilidade UX

Como melhorar a usabilidade do meu site?

Melhorar a usabilidade do site deve ser uma meta constante para todos os empresários ou comerciantes on-line. Isso porque é ela que definirá a facilidade (ou dificuldade) que o usuário apresentará ao navegar pelo seu site.

Isso significa que, se a sua loja virtual ou o site da sua empresa, não tem uma boa usabilidade, por mais que você invista em captação de visitantes, eles poderão nunca se tornar seus clientes – já que acabarão tendo dificuldades para encontrar as informações, solicitar orçamentos ou até mesmo comprar de você.

Como ninguém quer ter um site para que as pessoas não consigam acessá-lo e nem deseja perder dinheiro com isso, o melhor a fazer é investir na melhora constante da usabilidade. Quer saber como? Continue a leitura!

1- Página inicial deve ter mensagens importantes
A página inicial é o cartão de visitas do seu site e geralmente a primeira parte da sua empresa que o visitante tem acesso. Por isso, é essencial conseguir passar a mensagem de forma direta, mas sem poluir ou dificultar a navegação.

O ideal é que você separe algumas mensagens que são mais importantes e que definem o seu negócio para apresentá-las ao visitante, sempre dando a opção de que ele clique para saber mais.

Lembre-se, ainda, que o conteúdo mais importante deve ser sempre posicionado na parte da página que aparece assim que o visitante abre a sua home, sem precisar “rolar” a página para ter acesso a ele.

Sempre use o logotipo da sua empresa como um link que redireciona até a página inicial em todas as páginas do seu site.

2- Use páginas com apenas uma coluna
Em geral, páginas com uma coluna oferecem mais controle sobre a narrativa, guiando os usuários a lê-la de cima para baixo, enquanto uma página com várias colunas permite ao visitante pular de um conteúdo para outro com menor relevância, não permitindo que o leitor alcance o propósito central da página.

O ideal é conduzir o leitor dentro do conteúdo, sempre focando para que ele tome alguma ação, como solicitar um orçamento, entrar em contato com você, visitar a página de serviços e outros.

3- Construa um layout intuitivo
É importante que a disposição dos itens e menus ao longo do seu site seja feita de maneira harmônica, sem agredir visualmente o usuário e sem deixá-lo confuso com várias informações e elementos.

Posicione os menus, cabeçalhos e conteúdos de maneira a favorecer a informação apresentada, obedecendo às regras e convenções do design.

Não se esqueça de considerar outros itens importantes como as cores (que devem facilitar a leitura, sem cansar a vista), formas e fontes (que precisam ser de um tamanho razoável para que a leitura não se torne cansativa).

4- Fique atento aos feedbacks
Todas essas são questões importantes, mas é essencial considerar as opiniões de quem está usando o seu site ou e-commerce, afinal é nessas pessoas que a usabilidade deve estar centrada.

Por isso, fique de olho no que seus usuários estão dizendo, nos comentários ou e-mails que lhe enviam e nas sugestões que apresentam. Às vezes, o seu design pode estar super bonito e moderno, mas a sua informação não está sendo passada de maneira correta, o que dificulta a vida de quem deseja saber mais sobre a sua empresa ou comprar de você.

5- Cuidado com links quebrados
Os links quebrados ou formulários que não funcionam podem se transformam em um verdadeiro problema na vida de quem está tentando usar o seu site, e até mesmo impedir que um cliente entre em contato com você ou finalize uma compra.

Além disso, esses problemas de funcionamento ainda passam uma impressão ruim para o seu visitante, dando a subentender que a empresa não se preocupa com a manutenção do site.

Como você não quer que nada disso aconteça, sempre verifique todos os links, formulários e outros aspectos importantes do funcionamento da página.

6- Tenha um site responsivo
Por último, mas não menos importante, invista em um site responsivo. Esse tipo de site permite que os usuários consigam acessá-lo de qualquer dispositivo, como um computador de mesa ou um smartphone, sem perder a resolução e sem ser difícil de carregar.

Isso garante que todos os usuários que desejarem poderão acessar o site da sua empresa ou e-commerce, de qualquer forma que eles estejam navegando e por qualquer conexão (como sites responsivos são mais leves, eles funcionam melhor em conexões 3g, por exemplo, que costumam ser mais lentas).

Gostou das nossas dicas para melhorar a usabilidade do seu site? Se você tem notado que seus visitantes estão reclamando ou, pior ainda, se a taxa de rejeição do seu site ou e-commerce é alta, o problema pode estar na usabilidade. Resolva esses problemas entrando em contato agora mesmo com um dos nossos consultores.